Mais exercícios – Concordância Verbal

outubro 14, 2009

Oi, galerinha!

Mais exercícios sobre concordância verbal! Estudem!

1. Marque C para as orações que realizam concordância corretamente, e I para as que não o fazem. Depois, corrija o que estiver errado.

(     ) A moça e o rapaz chegaram tarde.

(     ) Falará o garoto e a garota.

(     ) Eu, tu e ele vamos sair.

(     ) Tu e ela irão sair amanhã?

(     ) O bando chegou com fome.

(     ) A multidão de jovens avançavam.

(     ) A multidão, apesar de tudo, gritavam muito.

(     ) Os Estados Unidos ficaram mais poderosos.

(     ) Vassouras é uma cidade bonita.

(     ) As Minas Gerais é um dos poucos estados brasileiros que não tem praia.

(     ) Haverão problemas sempre na vida.

(     ) Fizeram invernos intensos nos últimos anos.

(     ) José era as esperanças dos pais.

(     ) Fomos nós quem decidiu.

(     ) Foi ele que pediu pra eu voltar.

(     ) Fostes tu quem pediste pra eu voltar.

(     ) Fui eu que pediu pra você voltar.

(     ) Já são meia-noite e meia?

(     ) Agora é meio-dia e meio.

(     ) Hoje são 15 de outubro, dia do professor.

(     ) Hoje é dia 15 de outubro.

(     ) Você é um dos amigos que mora no meu coração.

(     ) O vencedor é eu.

(     ) O vencedor sou eu.

(     ) O vencedor somos nós.

 

2. Agora, leia com atenção o pequeno texto abaixo, descubra os erros de concordância verbal e corrija-os.

“Estudo feito pelo Ibop e IBGE mostraram que a maior parte da população apóiam o controle sobre as redes de televisão. Das 2 mil pessoas ouvidas, 1,5 mil (75%) defendeu mecanismos de controle externo das redes de televisão para evitar programações consideradas constrangedoras ou prejudiciais às crianças e aos adolescentes, com a exposição a cenas de sexo, violência e drogas”.

3.  Marque as orações que apresentam problemas de concordância verbal.

(    ) Procuram-se alunos dedicados e estudiosos.

(    ) Eu sou uma daquelas que gosta de estudar para as provas!

(    ) Para a feira cultural, preparou-se belos materiais.

(    ) O estudo, o compromisso e a disciplina, tudo isso devem ser cultivados pelos alunos.

(    ) O cansaço, as provas e desafios, nada pode fazê-lo desistir.

(    ) Ele é um dos que sempre tiram boas notas nas provas.

Deixe uma resposta

