Exercícios – Subordinação II

maio 24, 2009

Oi, galerinha!

Parece-me que a turma começou a “pegar o jeito” das orações subordinadas, né?!

Isso me deixa muito feliz!

Por hora, mais exercícios para “treinar”, e ter certeza que aprendeu!

1. Analise as orações abaixo. Separe a OP (Oração Principal) e a OS (Oração Subordinada). Depois, classifique-a em OSSObjetiva Direta ou OSSObjetiva Indireta:

 a. Espero que sejas feliz.

b. Não sei se isso é bom.

c. Lembra-te de que és pó.

d. Não sei quando as crianças chegaram.

e. Estou certo de que passarás no vestibular.

 

2. Transforme estes períodos simples em períodos compostos por subordinação.

a. Espero o seu aprendizado em português.

b. Não gosto da sua saída à noite.

 

3. Observe os períodos abaixo e diga se são PS (Período Simples), PCC (Período Composto por Coordenação) ou PCS (Período Composto por Subordinação).

a. Mesmo doente, fui à aula hoje.

b. Estava muito doente, mas fui à aula hoje.

c. Parece-me que ele não faltou a aula hoje, mesmo doente.

 

Tiramos as dúvidas e corrigimos as atividades em classe!

Abraço!

Prof.

4 Respostas to “Exercícios – Subordinação II”

  1. Tatiana! said

    Achei que essa matéria seria um bicho de sete cabeças professora, mais não, até que é fácil.
    E o espaço jovem??? SAUDADES

    • galeradaredacao said

      Oi, amadinha!

      Boa notícia: temos data pra reiniciar o Espaço Jovem! Vai ser bombástico!!! (rs!)

      Logo, logo anunciamos!!

      beijo!

  2. Tatiana! said

    Profesoooraaaaaa vim te encomodar mais uma vez…
    Bem que poderias colocar desafios né?
    Uns pontinhos á mais na nota de uns e otro cairia bem de vez em quando

  3. Olá! Sou Professora de Ciências e Biologia e também mantenho Blogs para os meus alunos. Parabéns pela inciativa, precisamos mais deste tipo de projeto na Educação. Se puderem visitem o meu Blog ( http://www.dicasdeciencias.wordpress.com)
    Beijos

Deixe uma resposta

