Figuras de Linguagem – Exercícios – Parte II

abril 13, 2009

Oi, galerinha!

Mais exercícios! Tente fazer sozinho, concentrado, pesquise os conceitos no caderno pra responder aquelas que você sentir dificuldade!

Lembrando…

Figuras de Linguagem:

1. Figuras de Harmonia (Aliteração, Assonância, Onomatopeia, Paronomásia);

2. Figuras de Palavras (Metáfora, Comparação, Catacrese, Antonomásia, Metonímia);

3. Figuras de Pensamento (Hipérbole, Ironia, Eufemismo, Antítese, Paradoxo, Prosopopeia);

Corrigiremos em sala!

abraço!

1. “Amigos e inimigos estão, amiúde, em posições trocadas.

2. Uns nos querem mal, e fazem-nos bem. Outros nos almejam o bem, e nos trazem o mal.” (Rui Barbosa)

3. Não te afastes da cruz.

4. “… os rios vão carregando as queixas do caminho.” ( Raul Bopp)

5. A liberdade das almas, frágil, frágil como o vidro.” (Cecília Meireles)

6. Cada leitão em seu leito / Cada paixão com seu jeito.

7. “E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir

Deus lhe pague.” (Chico Buarque)

8. “O tempo é uma cadeira ao sol, e nada mais.” (Carlos Drummond de Andrade)

9. “Um quarteirão de peruca para Clodovil Pereira.”

10. “Moça linda, bem tratada, três séculos de família, burra como uma porta: um amor.” ( Mário de Andrade)

11. “Um frio inteligente (…) percorria o jardim….” (Clarice Lispector)

12. Comprei uma garrafa do legítimo porto.

13. “Onde queres prazer sou o que dói

E onde queres tortura, mansidão

Onde queres um lar, revolução

E onde queres bandido sou herói” (Caetano Veloso)

14. Sou alérgico a cigarro.

15. Comprei um Portinari.

16. “Rios te correrão dos olhos, se chorares!”

17. Fazia quase um século que a gente não se encontrava.

18. “O mito é o nada que é tudo.” (Fernando Pessoa)

19. “Minhas sensações são um barco de quilha pro ar.” (Fernando Pessoa)

20. “Chove chuva choverando.” (Oswald de Andrade)

21. “Este Amor, que, afinal, é a minha vida

e que será, talvez, a minha morte,

amor que me acalora e me intimida,

que me põe fraco quanto me põe forte;

este Amor, que é um broquel e é uma ferida,

vai decidir, por fim, a minha sorte.” (Hermes Fontes)

22. Não consegui entender a explicação por causa do zumzumzum da classe.

23. “O Genovês salta os mares….”(Castro Alves)

24. “Meu amor me ensino a ser simples

Como um largo de igreja.” (Oswald de Andrade)

25. “Que um Fraco Rei Faz Fraca a forte gente! ”

26. Lento, o bronze soa.

27. Foi bom, pelo menos ele descansou.

28. “Cidade maravilhosa

Cheia de encantos mil

Cidade maravilhosa

Coração do meu Brasil.” (André Filho)

29. Na messe, que enlourece, estremece a quermesse. (Eugênio de Castro)

Olha só, pessoal! Um poema pra nos ajudar a entender o que é a CATACRESE!

 

Ninguém coça as costas da cadeira

Ninguém chupa a manga da camisa

O piano jamais abana a cauda

Tem asa, porém não voa, a xícara

De que serve o pé da mesa se não anda?

E a boca da calça se não fala nunca?

Nem sempre o botão está na sua casa

O dente de alho não morde coisa alguma.

Ah! se tratassem os cavalos do motor…

Ah! se fosse até o circo o macaco do carro….

Então a menina dos olhos comeria

Até o bolo esportivo e bala de revólver.

Uma resposta to “Figuras de Linguagem – Exercícios – Parte II”

  1. galeradaredacao said

    Oi, galerinha!
    Desculpem-me pelo visual do texto! Já arrumei mil vezes (Hipérbole! Só arrumei 4 vezes!), mas sempre volta pra esse designer moderno! rs!

Deixe uma resposta

