Exercícios – Orações Subordinadas Substantivas

junho 4, 2009

  1. Classifique as orações abaixo em OP, OSSOD, OSSOI, OSSS e OSSA:

a)       É importante que você aprenda português.

_________________________________________________________________________________________________

b)       Não sei se Teresa virá.

_________________________________________________________________________________________________

c)       Gostaria de que todos me apoiassem.

_________________________________________________________________________________________________

d)       Só desejo uma coisa: que vivam felizes.

_________________________________________________________________________________________________

e)       Quero saber como você chegou aqui.

_________________________________________________________________________________________________

f)        Faço apenas um pedido: que você nunca abandone os seus princípios.

_________________________________________________________________________________________________

g)       Mariana lembrou-se de que Manoel chegaria mais tarde.

_________________________________________________________________________________________________

h)       É necessário que se estabeleça regras nesta empresa.

_________________________________________________________________________________________________

i)         Paulo José observa que o anti-heroísmo é uma característica forte dos personagens da cultura latino-americana.

_________________________________________________________________________________________________

j)        É difícil que ele venha.

_________________________________________________________________________________________________

k)       A nova máquina necessitava de que os funcionários supervisionassem mais o trabalho.

_________________________________________________________________________________________________

l)         Há nas escolas uma norma: que os alunos são respeitados.

_________________________________________________________________________________________________


Legenda:

OP: Oração Principal

OSSOD: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

OSSOI: Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

OSSS: Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

OSSA: Oração Subordinada Substantiva Apositiva

108 Respostas to “Exercícios – Orações Subordinadas Substantivas”

  1. Tatiana said

    Acho q por enquanto to entendendo!

  2. Tatiana said

    DUVIDA:
    na letra h: eu não entendi muito bem o sentido da frase!
    Seria de que uma as normas do colégio é que os alunos sejam respeitados?

    • llllllllllll..... said

      tatiana, a letra h é simples, se vc substituir a segunda oração por “isso” fica assim É NECESSÁRIO ISSO e então fica mais fácil de perceber que é oração subordinada substantiva subjetiva.

  3. galeradaredacao said

    Tati, na letra H, ninguém falou de colégio! A ênfase da oração subordinada é no “estabelecimento de regras na empresa”. Tiramos mais dúvidas em sala, ok?

  4. Angela said

    hihi eu fiz essa tarefa antes de você manda profº :D
    Porque você colocou aqui já faz um tempinho né?!

  5. Talissa said

    não ta tão facil assim pity :( ..

  6. Jaqueline said

    Gostaria que vc’s me mandassem as respostas das atividades para ver se eu acertei alguma!!
    Acho que siim, mais gostaria de conferir.
    Por Favor se possivel me mandem por e-mail.Mais se não der podem me responder pelo site mesmo.Obrigada.

    • galeradaredacao said

      Oi, Jaqueline! Abaixo, as respostas em siglas. A legenda está ao fim dos exercícios.
      a. OSSS
      b. OSSOD
      c. OSSOI
      d. OSSA
      e. OSSOD
      f. OSSA
      g. OSSOI
      h. OSSS
      i. OSSOD
      j. OSSS
      k. OSSOI
      l. OSSA

      Sucesso no aprendizado!

  7. alberto magno said

    oi gente alguem pode me ajudar

  8. Mariane said

    Oi.
    Só queria acredecer,muito bons os exercícios.
    Acertei todos.
    Obrigado.

  9. Priscila said

    Meeeu deuuuus , jsus (!)
    em vespera de prova , eu com notas vermelhas no boletim fiz isso e só errei 2 õ//
    Obrrigada mesmooo

  10. kamila said

    Ameii Mtoo isso pke eo acerteii qasee todos mais nun são mtoo faceis mais mesmo aassm mtoo obrigadaa mi ajudou mtoo para a prova de manha no meoo cool ;)

  11. Laura said

    Gostaria de saber porque a letra E e a letra I não são OSSOI?

  12. Gustavo martins said

    Muitu bom

    esse exercicios mi salvarao

    como eu posso ter mais exercicios ?

    brigadao

  13. LAISLENE said

    gostei muito do exericio sobre orações subordinadas substantivas

  14. mayra joyce said

    gostei muito das oraçoes subordinadas, pois eu aprendi muito.y love you!!!!!

  15. Cássio Cardoso said

    Muitíssimo obrigado!
    Tenho prova amanhã e consegui realizar bem os exercícios daqui. Nao sei se consta em outro link, mas seria bom se colocar exemplos de OSSCN(complemento nominal) e OSSP (predicativa).
    Abraço a todos

  16. Arthr said

    Muitoo bom esses exercicios tirei 10 na prova

  17. Arthr said

    Very Very good that exercicios is very easy

  18. anna said

    i’m trying to learn portugese, i think its too dificult. i just cant understand these things, they’re so complicate. gosh, this is so confusion! :S

  19. bruna said

    Não entendi a b)Não sei se Teresa virá
    pq é OSSOD e não OSSS. Se envertêssemos a frase no caso de OSSS ficaria “Se Teresa virá não sei.” não haveria problemas.

    • Roberto said

      Bruna, a letra B não pode ser subjetiva porque na oração principal já consta o sujeito, que está implícito “(eu)não sei”. Para ser subjetiva a oração subordinada deveria exercer o papel de sujeito, o que não é o caso.

  20. Elis Regina santana da Silva Santos said

    Adorei os exercícios, sou professora de português e estou fazendo meu planejamento, adicionei-os para trabalhar com meus alunos. Valeu e obrigada.

  21. juliana said

    ñ entendi nenhum, muito chato essa matéria!!!!!!

  22. Lara said

    Adorei os exercícos, me ajudaram a revisar a matéria para a prova! =D
    Os exemplo são bem legais, melhores de enteder do que os que minha professora passa como tarefa de casa. .-.
    Brigadão !

  23. giovana said

    Me ajudaram bastante!

  24. Luís Souza said

    gostei muito deste site, me ajudou a estudar para a prova de portugues. detalhe: acetei tudo, muito bom esse site. ) valeu

  25. Alguem said

    Podia ter pelomenos as respostas em baixo =D

  26. Alguem said

    eskece ja axei ¬¬

  27. Alguem said

    Namoral Melhor site q eu axei foi esse ;D
    Mto Bom!

  28. Henrique said

    Acho que a letra “e” está errada , alguem pode esplicar porque nao é completiva nominal?

    • Makenas said

      A letra “e” está correta Henrique, ela não é um complemento nominal pois como não é uma preposição e está se referindo a um verbo e não substantivo abstrato.

  29. gUS said

    Ola, tem certeza que a letra “E” é Objetiva Direta.
    Eu acho que é completiva nominal.
    grato
    abração

  30. Que escola e essa aew kkkkkk

  31. alesandra said

    acertei todas!
    me ajudou muito, obrigada.

  32. LoL said

    muito bom
    aprendi tudo

  33. Marcela said

    Obrigada! Me ajudou muito.Como tenho prova amanhã,me salvou ;D

  34. patryck said

    valeu me ajudou o bastante para fazer a porquera da prova amanha
    vlw

  35. Ygor Simões said

    Ei to entendendo tudo mais pq ai num tem Completiva Nominal? minha professora deu OSSCN

    • Maya said

      SABER é verbo e não “nome”, nas completivas nominais a preposição se liga a substantivos abstratos e não a verbos.
      Nesse caso, é mesmo OSSOI.

  36. matheus 2-D said

    muito bom,me ajudaram com a prova

  37. Ana said

    me ajudou bastante na prova de amanha! errei apenas uma! acho que estou preparada hahahaha!

  38. Pietro said

    desculpe , mas minha professora disse q a letra k e completiva nominal por causa do necessitava

    • Maya said

      “NECESSITAVA” é verbo e não “nome”, diferente de “NECESSIDADE”. Nas completivas nominais a preposição se liga a substantivos abstratos e não a verbos.
      Nesse caso, é mesmo OSSOI.

  39. Lucineide said

    Não sei isto. Não sei o quê? Se Teresa virá.
    Sujeito (eu) verbo transitivo direto = sei
    objeto direto = isto
    isto substitui se Teresa virá.
    Portanto, aqui é uma objetiva direta.

  40. Anonimo said

    Muito bom essses exercicios mais volto as ossCN mais me ajudou muito Obrigada

  41. Pedro said

    pq não tem o complemento nominal?

  42. Re said

    Obrigada, professor! Seu post me auxiliou muito, até porque amanhã farei um teste que se dará no mesmo estilo que seu exercício. Passarei por aqui sempre que precisar de mais ajuda! =)

  43. jp said

    me a judou a me preparar para a prova de portu amanhão
    VLZ!!

  44. Buguet said

    eu n entendo nd disso me ajudem!!!!!!!!! :(

  45. Jhenny said

    Eu não estou entendendo nada dessa matéria,por favor me ajudem..Tenho prova amanhã!!! obrigado

  46. Viviane said

    Estou na oitavo ano e estou aprendendo sobre

  47. tania maria alves said

    Em relação ao item b- analise : ” Não sei” o quê? Se Teresa virá, é OSSOD.
    E em relação ao item K : necessitava de quê? A oração que segue completa o sentido de um verbo, então é OSSOI.
    Lembre-se: as OSSS, OSSOD, OSSOI completam um verbo.
    E as OOSP, OSSCN,OSSAp., completam um nome.É comum confundir as objetivas diretas com subjetivas, lembre-se quando subjetiva, a principal não possui sujeito. Também a objetiva indireta com a completiva nominal,lembre-se uma completa um verbo e a outra um nome. Bons estudos

  48. tania maria alves said

    As orações subordinadas são aquelas que possuem dependência sintática em relação a uma oração principal. Ex: Preciso//de que venha logo. Quem precisa , precisa de algo. Certo? Substantiva porque tem valor de substantivo( de sua vinda), faça o seguinte: substitua a oração subordinada por um pronome: Preciso “disso”, se a substituição for possível é substantiva. Agora só analisar se é subordinada a principal completando um nome ou um verbo. Boa Sorte!

  49. joao lucas said

    boa noite obrigado por posta essa atividade no site me ajudou muito,é a primeira vez que eu acesso mas acho que esta faltando a oração subordinada substantiva completiva nominal

  50. tania maria alves said

    Sou professora de Português e sempre estudo um ou outro conteúdo pela internet, quando vi esses exercícios resolvi responder . Peço desculpas caso tenha sido importuna. Só quis ajudar.

  51. Naty said

    Mas porque não tem OSSP (oração subordinada substantiva predicativa)??? a “A” e a “H” eu achei que fossem OSSP ‘-’

  52. tania maria alves said

    Observe:

    h) É necessário// que se estabeleça regras nesta empresa.
    a OP: é necessário- tendo uma subordinada :que se estabeleça regras nesta empresa. Substitua a subordinada pelo pronome ISSO é necessário. Veja que tem valor de sujeito da Oração principal, portanto é OSSS ou seja oração subordinada substantiva subjetiva.

  53. tania maria alves said

    observe que o mesmo acontece com a Oração do item a
    a)É importante// que você aprenda português.
    OP (ISSO) OSSS

    Isso é importante

  54. Bianca said

    amei tudo isso as respostas e tudo quero ser nerde!!!!!!!!!!!!!!!!1 adorooooooooooooooo ser nerde amo sou feliz sendo nerdeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!$#############

  55. igor said

    eu sei isso daí de có e saltiado! foi mal óh….

  56. thais said

    Fiz e não errei nenhuma ! Que bom :D
    Mas fiquei na duvida na letra B entre subjetiva ou direta….
    QUAL O CERTO?
    obrigada

  57. tania maria alves said

    Em relação a letra B, “Não sei”= Oração principal, note que a principal tem um sujeito “eu”, “se Teresa virá” note que a oração completa a oração principal mas possui um sujeito = Teresa, então ela é OSOD. Lembre-se que a OSSS não possui sujeito na OP.

  58. debbbyy said

    Como vou saber se respondi certo não tem a resposta….para corrigir

  59. isidio said

    oi, a letra E não é completiva nominal porque o verbo da oração principal não tem nome algum complementando seu sentido, com isso, este nome que não há não é tem complemento. assim, a oss é od.

  60. leonardo said

    muito bons os exercicios,acertei todos menos 1 + ta bom.thanks

  61. Rafaela said

    Muito bom os exercícios ! Errei tudo mais é bom eu que sou burra! shauhsuashuahs

  62. Realmente muito bom, obrigada pelo ajuda.

  63. Gostaria d saber a resposta,para ter certeza se acertei?

    • maria said

      a resposta e essa
      a. OSSS
      b. OSSOD
      c. OSSOI
      d. OSSA
      e. OSSOD
      f. OSSA
      g. OSSOI
      h. OSSS
      i. OSSOD
      j. OSSS
      k. OSSOI
      l. OSSA

  64. Lauri said

    Gostei desse site! acertei todas! Fiz uma revisão para a prova que terei em poucos dias… obrigada’

  65. Giovana said

    Acertei todas mas nao consigo diferenciar Objetiva Indireta de Completiva Nominal!

  66. Gabriel said

    Nossa! muito obrigado, ajudou muito! tenho prova amanhã e pude revisar a matéria

  67. Anônimo said

    Onde estão as respostas???

  68. João Marcos Fraiz said

    acertei 9
    errei 3

  69. guilherme said

    gostei do site , terei prova amanhã ; & não acertei todas . errei so 3 ; mas ta bom, é errando que se aprende (:

  70. OI GENTE SOU UMA GATINHA LINDA DA ESCOLA ABADIA FAUSTINO INACIO

  71. jose eduardo said

    A LETRA _E_ É SUBJETIVA

    O SUJEITO TA NA 2º ORÇÃO

    • maria said

      nao e nao pois sempre que tiver dois pontos ou virgula vao ser 0SSA =)

    • maria said

      a nao me desculpe flei errado imaginei que estivesse falando de outra questa deculpe, mais nao e nao pois: Quero saber como você chegou aqui. tem sujeito sim sujeito oculto (eu) por isso classificamos como OSSOD espero que tenha entendido =)

  72. ricardo said

    oração subordinada substantiva subjetiva: quando não possuir jujeito
    oração subordinada substantiva completiva nominal: quando completa o sentido de certeza
    oração subordinada substantiva predicativa: quando o verbo for de ligaçao.
    oração subordinada substantiva apositiva: quando a 2 oraçao é seguida de algum sinal
    3. Objetiva Direta: ocupa a função do objeto direto. Completa o sentido de um Verbo Transitivo Direto.
    Exemplos:
    - Nós queremos que você fique.
    Suj. + VTD + O. S. S. Obj. Direta
    - Os alunos pediram que a prova fosse adiada.
    Sujeito + VTD + O. S. S. Objetiva Direta
    4. Objetiva Indireta: ocupa a função do objeto indireto.
    Exemplos:
    - As crianças gostam (de) que esteja tudo tranqüilo.
    Sujeito + VTI + O. S. S. Objetiva Indireta
    - A mulher precisa de que alguém a ajude.
    Sujeito + VTI + O. S. S. Obj. Indireta

  73. ricardo said

    ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬TRANSITIVOS DIRETOS
    Não possuem sentido completo, logo precisam se um complemento(objeto). Esses complementos(sem preposição), são chamados de objetos diretos.
    Ex.: Maria comprou um livro.
    “Um livro” é o complemento exigido pelo verbo. Ele não está acompanhado de preposição. “Um livro” é o objeto direto. Note que se disséssemos: “Maria comprou.” a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto.
    TRANSITIVOS INDIRETOS
    Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição. São chamados de objetos indiretos.
    Ex. Gosto de filmes.
    “De filmes” é o complemento exigido pelo verbo gostar, e ele está acompanhado por uma preposição (de). Este complemento é chamado de objeto indireto. O verbo gostar é transitivo indireto

  74. ricardo said

    ainda errei 2

  75. Natani said

    Consegui todas! Meu psor é fera, explica mto bem, por isso aprendi!
    vlw

  76. Douglas said

    gostei muito das perguntas!! onde posso conseguir mais desse assunto!! desde já agradeço

  77. m ath us said

    que prova facil se fosse a que eu vo te hoje … 10

  78. alinee said

    Genteee eu não sei oq é op

  79. maria said

    acertei todas xD, tomara que a minha prova esteja assim amanha

  80. lee said

    e as completivas nominais?

  81. Jullyana said

    Simples, mas de grande ajudaa. Valeu! ;)

  82. manu said

    só errei uma!

  83. Rafa said

    Muito bom, me ajudou muito esses exercícios =)

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

